Serviços
Correio electrónico
Homepages e sites
Motores de busca/pesquisa
 
Outros
Arquivos de software
Emuladores e ROMs
MP3
 
NETimpacto
Página principal
Comentários ou sugestões?
E-Mail
 
Extras

Leia as últimas notícias no mundo do software, cedidas pela DIGITO...


DIGITO.pt

 
Junte-se a nós!

Junte-se à nossa mailing list! Saiba as novidades em primeira mão...
Escreva o seu e-mail em baixo e clique no botão:


Subscrever
Anular subscrição

Powered by ListBot

 

4Homepages e sites INTRODUÇÃO

LINKS 4

É bem verdade que, pouco tempo depois de terem começado a navegar pela Internet, muitas pessoas sentem vontade de ter o seu espaço, por mais pequeno que seja, na rede... Uma vontade de comunicar a todo o mundo aquilo que, enfim... sabem.
O tema da página surge e não surge de um momento para o outro. Afinal, aquilo que vemos na página de cada um não passa de qualquer assunto do qual o webmaster ("proprietário") dessa página gosta de tratar, de falar, qualquer coisa bem apreciada por ele.
Mas, logo o primeiro problema com que nos deparamos é o de colocar essas páginas, que acabámos de fazer, na WWW. Problema, não porque não há espaço... Bem pelo contrário. Serviços para alojamento de ficheiros é o que não falta, difícil é escolher um deles. O que há a fazer, é recolher informações sobre cada um, analisar aquilo que cada qual tem para nos "oferecer" e... tirar uma conclusão acerca do qual se adapta melhor às nossas necessidades. Tudo o resto será lá bem explicadinho, para que não restem dúvidas quanto à manutenção das suas páginas, ficheiros, etc... (quanto à manutenção da sua "conta").
Ao escolher o endereço para a sua página/site, apercebe-se de que este fica, geralmente, bastante comprido e difícil de memorizar. A única solução para o problema será então arranjar outro endereço, mais curto (mas bastante mais curto) que irá redireccionar o visitante para o seu endereço verdadeiro (imagine esse curto endereço como uma "máscara"). Esta pode talvez ser uma das formas de chamar visitantes... Fantástico, não?
É tudo muito bonito sim... Mas já pensou se as suas páginas não estão de "perfeita saúde"? Pois é. Por exemplo, o código HTML que nelas existe pode não ser o mais apropriado; as páginas podem não estar ao alcance de todos (ou a grande maioria) dos browsers para a Internet; podem ainda levar demasiado tempo a carregar; e por aí fora... Certifique-se de que tudo está OK, recorrendo a verdadeiras "oficinas" que passarão a "pente fino" cada "folhinha" do seu site.
Outra das coisas que escapam muitas vezes é saber quem e quantos visitantes vão ter ao nosso espaço. Claro, se não há ninguém a ver o que temos para mostrar, nada vale o esforço. Instale um contador na sua página, e "examine" o tráfego das suas páginas, dia-a-dia, através de outras estatísticas, gráficos... Veja só se vale a pena pô-lo visível aos outros.
Se se justificar, não será má ideia incluir um livro de visitantes, de modo a dar oportunidade ao cibernautas deixarem uma breve opinião, crítica, sugestão em relação ao seu site. Só assim poderá saber as "exigências" daqueles que o mantêm "vivo"...

LINKS 4

 



 
 
 

NETimpacto© 1999